MEDITAÇÃO
A meditação é uma prática terapêutica onde foco é a postura mental de concentração, visando o alcance de um maior nível de equilíbrio interior e consequentemente exterior. Sua origem é muito antiga, remontando às tradições orientas, especialmente a yoga e o budismo, mas o termo também se refere a práticas adotadas por algumas religiões, como o cristianismo, o judaísmo, o islamismo, o taoísmo e o xamanismo, entre outras.
A palavra meditar tem origem no latim mederi, que significa “tratar, curar, dar atenção médica a”. O termo em páli utilizado para referir-se a meditação é bhavana, que significa ‘cultivo’. De uma forma resumida podemos dizer que a meditação é uma técnica que visa a observação e melhoria da qualidade da realidade interior e o desenvolvimento/ compreensão desta realidade.
A prática da meditação pode ter inúmeras variantes quanto à postura do corpo, objeto de meditação e objetivo da prática. A meditação pode ser praticada por diversos motivos: desde o simples relaxamento até a busca pelo auto-conhecimento. Tambem pode ser realizada em várias posturas, seja deitado, sentado, em pé ou andando.
A posição sentada é adotada normalmente por ser considerada a mais fácil, onde o corpo se encontra em repouso mas ainda alerta. A famosa ‘Posição de lótus completo’ (o pé esquerdo apoiado sobre a coxa direita e o pé direito apoiado sobre a coxa esquerda.) se difundiu muito como sinônimo de meditação por ser usada no yoga como uma posição ideal de meditação, onde mantém o corpo estável, sendo entretanto difícil de alcançar. Inúmeras posições de meditação podem ser usadas como de joelhos, meio-lótus, birmanesa, etc.
Seguem algumas características dos cursos de meditação, sendo possível integrar mais de 1 técnica na mesma vivência.
Meditação com água: concentração na água (em cachoeiras, lagos, piscina ou um simples copo de água), direcionada para a purificação e revitalização.
Meditação com mandalas: Concentração em mandalas que possuem formas e cores específicas que atuam terapeuticamente em prol de um maior nível de equilibrio, bem-estar e harmonia.
Meditação com mantras: Concentração na respiração e na repetição de mantras (palavras curtas), visando o foco no momento presente
Meditação com os 4 elementos (terra, fogo, água e ar): Sintonia na purificação, equilibrio e bem-estar proporcionados pela meditação com cristais (terra), chama de vela (fogo), água (copo de água) e incensos (ar)
Meditação com os anjos cabalísticos: Vivência que ativa a sintonização nos padrões vibracionais angelicais dos 72 anjos cabalísticos, utilizando a visualização e contemplação na profundidade dos desenhos sagrados que representam os nomes dos respectivos anjos, ativando chave energéticas para abrir portas interiores para um nível maior de paz, equilíbrio e amor. Essa técnica auxilia na ressignificação dos conflitos (externos e internos) , favorecendo deixar no passado as emoções que não lhe servem mais, promovendo assim verdadeiras mudanças internas, sempre para melhor.
Meditação com rosas: Concentração em rosas in natura com técnicas e cores que variam de acordo com o objetivo almejado
Meditação com vela: Fortalecimento do equilíbrio interior através da concentração na chama da vela, onde podem ser realizados direcionamentos como por exemplo, para a purificação energética.
Meditação Cristã: Foco nos preceitos de Cristo e visualização de trechos bíblicos.
Meditação de enraizamento: Técnica que permite o fortalecimento e equilíbrio interior através da sintonia e harmonia entre o “céu e a terra”, projetando-se para a terra as energias mais densas (para serem transmutadas) , desbloqueando os canais energéticos.
Meditação Transcendental: Não está relacionada a religiões ou doutrinas. Não requer esforço, controle mental ou concentração. Busca o estado mínimo de equilíbrio mental.
Meditação Zazen: Vinda do budismo de tradição japonesa, é a meditação do não-pensamento. A mente não deve se concentrar em nada.
Através da meditação é possível mergulhar em vivências que proporcionam grandiosas sensações de paz, amor, equilíbrio, bem-estar, alegria e harmonia intensas. A técnica se inicia com breves exercícios de postura, respiração. Quando a mente se encontra em estado de equilíbrio e harmonia, torna-se mais fácil analisar melhor a tomada de decisões, perceber o lado bom das coisas, se auto-motivar e ainda focar sua atenção nas melhores soluções para superar os desafios e não apenas nos problemas.
A meditação estimula as ações de forma positiva e evolutiva para superar sentimentos e pensamentos de vazio ou de inércia/ procrastinação. A meditação favorece inúmeros benefícios físicos, emocionais, mentais, sociais e/ou espirituais aos seus praticantes. Estudos científicos destacam os inúmeros benefícios da meditação, entre eles:
Paz interior
Reduz dores crônicas
Favorece a concentração
Controla a pressão arterial
Melhora a qualidade do sono
Equilíbrio do sistema nervoso
Favorece o auto-conhecimento
Estabiliza a frequência cardíaca
Redução do estresse e ansiedade
Diminuição da insônia e depressão
Maior nível de equilíbrio energético
Fortalecimento do sistema imunológico
Neutraliza os pensamentos perturbadores
Redução de dores de cabeça e enxaqueca
Melhor desempenho nas atividades diárias
Redução da pressão arterial e de dores de cabeça
Estímulo da criatividade, inteligência e boa memória
Neutraliza as emoções negativas e sentimentos destrutivos
Terapia coadjuvante para a diminuição/ tratamento dos vícios
Saudações de Amor e Luz,
Paula Bissoli
Psicanalista, Terapeuta, Coach e mestre Reiki
www.paulabissoli.com.br
Por favor, compartilhe os textos incluindo a fonte (esses dizeres)
Cursos, palestras, consultoria e atendimentos
cursoreiki@yahoo.com, terapiadosanjos@yahoo.com.br ou cursofengshui@yahoo.com
0 comentário