Psicanálise
A Terapia Psicanalítica se originou a partir de estudos e vivências do neurologista austríaco Sigmund Freud e tem como principal objetivo auxiliar na cura de transtornos psíquicos/ emocionais, amparando o paciente no encontro de um novo sentido (mais positivo) para sua vida.
Depois de conversar com seus pacientes, Freud percebeu que a origem dos problemas apresentados por eles, estava principalmente na não aceitação de alguns acontecimentos vivenciados no passado, gerando com isso conflitos internos que desencadeavam a repressão de certos desejos em seu inconsciente, fazendo com que a energia contida nessa repressão se expressasse através de distúrbios físicos (psicossomática).
Quando as percepções que o ser humano tem da realidade consciente são muito conflitantes com seus registros inconscientes, podem ser desencadeados distúrbios psíquicos, como neuroses, medos, compulsões, obsessões, ansiedade, depressão, anomalias sexuais, problemas de relacionamento, dificuldades profissionais, etc.
A Psicanálise auxilia na conscientização e ressignificação dos conteúdos inconscientes que levaram a determinados comportamentos ou sintomas que estejam causando algum desconforto/ limitação/ desequilíbrio na vida do paciente.
Como é uma sessão de Psicanálise ?
O método básico da Psicanálise consiste na “escuta analítica”, onde o paciente, permanece em uma postura relaxada e fala o que lhe vem à mente: experiências, aspirações, esperanças, desejos, angústias, sonhos e fantasias. Através de uma postura neutra, o psicanalista busca identificar problemas/ conflitos inconscientes vivenciados pelo paciente, interpreta-os e auxilia na identificação de um novo significado a acontecimentos através de uma nova perspectiva de sua visão do mundo.
Em outras palavras, quando as causas inconscientes dos conflitos se tornam conscientes, a psicanalise auxilia na conscientização/ ressignificação com o objetivo de atenuar/ eliminar os sintomas, que é quando ocorre a “cura” no processo psicanalítico.
Essa terapia tem como precondição a neutralidade do Psicanalista, o que significa respeitar a individualidade do cliente, sem julgá-lo. Já o cliente precisa estar totalmente “aberto” e expor seus conflitos e ideias com absoluta sinceridade.
*** A relação terapêutica é estritamente pessoal e confidencial ***
Quem deve fazer Psicanálise?
– Crianças, adolescentes, adultos e idosos que desejam compreender o sentido inconsciente de seus comportamentos e sentimentos.
– Quando se deparar com alguma circunstância difícil de superar
– Pessoas com algum sofrimento psíquico ou questionamentos sobre si mesmo, sobre suas escolhas e relacionamentos.
– Quando se deseja rastrear as causas raízes de situações repetitivas e sintomáticas nas áreas pessoal/ profissional/ emocional.
Sempre que for detectado comportamentos repetitivos indesejáveis, sem causa lógica, que se impõe de uma maneira praticamente incontrolável, como por exemplo: medo, irritabilidade, gula, tristeza, dificuldade de desempenho diante de situações específicas, ansiedade, problemas de relacionamentos, baixa estima, culpas, ciúme excessivo, etc.
Quais os sintomas são tratados pela Psicanálise?
Sentimento de culpa, medos, complexos, traumas, depressão, estresse, impulsividade, tristeza, dificuldades de relacionamentos, sintomas corporais sem causas especificas, obsessões, ansiedade, dificuldade de aprendizagem, problemas sexuais, pânico, transtornos de humor e de personalidade, uso abusivo de álcool e drogas, auto-boicote/ auto-sabotagem, dentre outros.
Quais os resultados da Psicanálise?
Autoconhecimento, autocontrole, melhor qualidade de vida, redução dos sintomas limitantes, mudanças positivas em si mesmo e melhor interação com o mundo á sua volta.
Posso fazer Psicanálise mesmo estando em outro tratamento?
Sim, a terapia Psicanalítica pode ser realizada em paralelo com outros tratamentos, não inviabilizando e nem substituindo a necessidade de acompanhamento medicamentoso ou terapias especificas para cada caso.
*** A Psicanálise auxilia as pessoas a se conhecerem melhor e a superarem suas dificuldades ***
Quantas sessões são necessárias para um tratamento psicanalítico?
Depende dos conteúdos que o paciente deseja tratar e da forma como os mesmos estão enraizados em seu inconsciente.
Saudações de amor e Luz,
Paula Regina Bissoli
Psicanalista
www.paulabissoli.com.br
Por favor, compartilhe os textos incluindo a fonte (esses dizeres)
Cursos, palestras, consultoria e atendimentos
cursoreiki@yahoo.com, terapiadosanjos@yahoo.com.br ou cursofengshui@yahoo.com